terça-feira, 28 de agosto de 2012

Desmoralização da política abriu espaço a farsantes, medíocres e corruptos


Artigo de Marco Villa em O Globo, analisando a desmoralização da política. Cito os parágrafos finais, apenas acrescentando: quem jogou a pá de cal sobre a política foi o falastrão de Garanhuns, em seus oito anos de péssimo exemplo na presidência. Lula matou não só a política, mas também a ética. O mensalão é sua contribuição pessoal para a história.

(...) Não é acidental, com a desmoralização da política, que estejamos cercados por medíocres, corruptos e farsantes. O espaço da política virou território perigoso. Perigoso para aqueles que desejam utilizá-lo para discutir os problemas e soluções que infernizam a vida do cidadão.

O político de êxito virou um ator (meio canastrão, é verdade). Representa o papel orquestrado pelo marqueteiro (sempre pautado pelas pesquisas qualitativas). Não pensa, não reflete. Repete mecanicamente o que é ditado pelos seus assessores. Está preocupado com a aparência, com o corte de cabelo, com as roupas e o gestual. Nada nele é verdadeiro. Tudo é produto de uma construção. Ele não é mais ele. Ele é outro. É a persona construída para ganhar a eleição. No limite, nem ele sabe mais quem ele é. Passa a acreditar no que diz, mesmo sabendo que tudo aquilo não passa de um discurso vazio, falso... (Leia na ítegra - AQUI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário