quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Paulo Azi diz que ineficiência na Educação envergonha a Bahia


Os índices divulgados pelo IDEB que apontam grave deficiência na Educação da Bahia foi o tema do duro discurso proferido na sessão plenária desta quarta-feira, 15, pelo líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Paulo Azi (DEM). O democrata lamentou que a Bahia tenha sido destaque mais uma vez na imprensa nacional, por motivos negativos. "Esse é um fato que envergonha a todos nós que amamos o nosso Estado", indignou-se, referindo-se aos dados do IDEB que mostram um retrocesso na educação baiana, de 3.3, em 2009, para 3.2, em 2011. Azi frisou que enquanto outros estados do Nordeste avançam nos índices da Educação, a exemplo de Pernambuco, que saiu de 3.3 para 3.4 e do Ceará, de 3.5 para 3.7, a Bahia anda pra trás.

Paulo Azi informou que dentre as 30.841 escolas do Ensino Médio, a que apresentou o pior desempenho da educação do Brasil, foi uma escola estadual localizada exatamente na capital baiana. Ele lamentou ainda o fato de uma escola municipal de Salvador, considerada referência na educação do ensino fundamental, ter sido obrigada a fechar as portas em razão da violência que assola a localidade do Arenoso, onde está instalada, e que vem colocando em risco a vida de estudantes, professores e demais funcionários de ensino.

O parlamentar foi incisivo ao afirmar que esses dados oficiais desmentem categoricamente a falsa propaganda do governo. "São os dados oficiais que deixam os representantes governamentais nus pela total falta de argumentos para contestar a verdade", frisou, lembrando que os efeitos dos 115 dias de greve na rede estadual de ensino só vão aparecer no futuro, fazendo com que a Bahia se afaste ainda mais dos parâmetros das grandes referências dos estados do Sudeste, do Norte, do Nordeste e seja equiparada com estados menores da federação, como Alagoas e Tocantins. "Com todo respeito a esses estados, essa é a nova referência da Bahia", disse. "Se o governo deseja reverter este quadro, deve começar pela valorização profissional dos professores da rede estadual de Educação, tão humilhados pelo governador Jaques Wagner durante o último movimento grevista", finalizou o Parlamentar... (Continue lendo - AQUI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário