segunda-feira, 9 de julho de 2012

Sindipetro realiza protesto na BR-324 contra morte de trabalhadores

O Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-BA) realiza na manhã desta segunda-feira (9) um ato em protesto contra a morte de dois trabalhadores do sistema Petrobras na última semana. A manifestação acontece próxima ao Posto MIL, na BR-324, sentido Salvador-Feira, antes do posto da Polícia Rodoviária Federal. Cinquenta ônibus que levam trabalhadores da Petrobras e terceirizadas de Salvador para unidades no Recôncavo baiano foram parados, o que causou lentidão ao tráfego.

O sindicato estima que aproximadamente duas mil estejam presentes ao ato. “Dois trabalhadores faleceram por conta das condições de saúde e segurança da Petrobras e das empresas prestadoras de serviço”, denuncia o coordenador-geral do Sindipetro, Paulo César. A primeira morte foi de João Dionísio Neto, na madrugada de quinta (5), com diagnóstico de leucemia, possivelmente adquirido após exposição crônica ao benzeno, segundo o dirigente. A segunda morte, foi na última sexta (6), quando uma descarga elétrica matou o operador Nalzir Silva, da terceirizada MI Swaco, na Sonda SC-105 em Araçás.

Uma auditoria realizada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) entre junho de 2011 e janeiro de 2012 apontou que a refinaria Landulpho Alves (RLAM), da Petrobras, tem descumprido normas que regulamentam a exposição dos funcionários ao benzeno e a outros produtos químicos. Segundo a programação inicial, o ato desta segunda seria para protestar contra a decisão da Petrobras de não apresentar uma nova proposta para o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) 2011.
Fonte: bahianoticias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário