sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Gurgel já tem elementos para convidar Lula a “prestar esclarecimentos” sobre ações criminosas de Rose


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão – serrao@alertatotal.net
O Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, se prepara para convocar o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para “prestar esclarecimentos” sobre a atuação de sua apadrinhada Rosemary Nóvoa Noronha em grandes esquemas de corrupção e tráfico de influência. O fim das “férias” no Judiciário deve ser o prazo fatal para que Gurgel dedique sua atenção prioritária ao inquérito da Operação Porto Seguro, e cobre os esclarecimentos de Lula sobre o Rosegate.

Gurgel já tem em seu poder documentos que comprometem Rose e confirmam sua relação de muita intimidade e ligações permanentes com Lula. São vídeos, fotografias e notas fiscais de gastos acima do padrão salarial de uma mera servidora pública que ocupava o cargo de confiança de Secretária da Presidência da República em São Paulo. Em uma ação mais rigorosa, Gurgel pode requisitar justificativas do governo para despesas registradas como secretas nos cartões corporativos da Presidência – uma das maiores caixas pretas das despesas públicas.

Gurgel tem a lista de contatos mantidos por Rose com grandes empresários. Com base na agenda de Rose, o Procurador-geral deseja saber de Lula se a poderosa assessora e amiga pessoal agia com aval do Presidente da República. Gurgel também tem a lista completa de viagens que Rose fez ao exterior – em muitas acompanhando a comitiva de Lula. O alvo principal são os roteiros que Rose fez sozinha. Os “passeios” dela foram monitorados – não se sabe se pela competente ação investigatória da Polícia Federal ou por espiões privados contratados por empresários que tinham negócios com Lula & Cia.

Enquanto Gurgel não convida Lula para falar sobre o caso, Rosemary se comporta como se nada estivesse acontecendo. Ela já desfrutou do seu último salário após ser exonerada: R$ 66 mil reais – incluindo o último vencimento e o 13º salários, mais férias a que teria direito. Nos úitimos 20 dias, Rose viajou aos Estados Unidos. Não se sabe que passaporte usou, se o pessoal ou o especial, pois ainda não devolveu o documento diplomático do qual usou e abusou na Era Lula-Dilma.

Seguindo o exemplo de Rose, que toca a vida como se nada tivesse acontecido, o sempre blindado Lula também se finge de morto. Desde a virada do ano, Lula, Marisa, filhos e netos curtem férias em Angra dos Reis, na mansão do bilionário José Seripieri Júnior, controlador da Qualicorp, a maior gestora de planos de saúde do Brasil. Lula deve curtir as mordomias de Angra até sábado, embora esteja chovendo muito por lá. Enquanto descansa, militantes petistas já preparam grandes atos públicos de desagravo em São Bernardo do Campo, caso Lula seja incomodado pelo Ministério Público Federal.

Roberto Gurgel já reconheceu à Folha de S. Paulo que o esquema do mensalão é "muito maior, muito mais amplo, do que aquilo que acabou sendo objeto da denúncia" ao Supremo Tribunal Federal. Por isso, como Marcos Valério fez novas revelações indicando que Lula sabia de tudo sobre o mensalão, nada impede que, em um novo inquérito, aberto em primeira instância porque o potencial investigado não goza mais de foro privilegiado, Lula acabe sendo enquadrado na teoria do domínio do fato, segundo a qual o autor não é só quem executa o crime, mas quem tem o poder de decidir sua realização.

Até agora em injustificável silêncio acerca do escândalo revelado pela Operação Porto Seguro, Lula já deve estar pronto para tomar a atitude de sempre: negar que tenha conhecimento de qualquer coisa de errada envolvendo seu governo ou pessoas próximas. Até quando tal tática mentirosa vai vigorar é a grande questão, já que os esquemas petralhas se encontram sob ataque e em fase de decadência.

Uma coisa é certa: a blindagem de Lula não é a mesma de antigamente... Continuar lendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário