terça-feira, 22 de janeiro de 2013

IF Baiano é um marco na educação de Alagoinhas


Até as chuvas que vinham caindo nos últimos dias em Alagoinhas deram uma trégua para que tudo ocorresse da melhor forma possível no dia do lançamento da pedra fundamental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano Campi Alagoinhas, realizado na manhã desta terça-feira, 22. A unidade será construída próximo ao Centro Adm...inistrativo do Município - CAM.

Considerados por todos “um marco na história da educação em Alagoinhas”, o IF Baiano já está com as obras em andamento em um terreno de 55 mil m² doado pela Prefeitura. Para a construção do campi serão investidos cerca de R$ 12 milhões divididos em duas etapas. A primeira, orçada em R$ 7 milhões, contará com uma guarita, refeitório, urbanismo, paisagismo e um bloco com 28 espaços que serão distribuídos entre salas e laboratórios. Na segunda etapa está prevista a construção do bloco administrativo, onde funcionará um auditório e uma biblioteca. Nesse segundo momento, o instituto contará também com um ginásio de esportes.

“Não tenho palavras para expressar a felicidade que estou sentindo neste momento. Estou realizando um sonho que vai beneficiar as futuras gerações da nossa cidade. Tenho orgulho de bater no peito e dizer que na minha gestão busquei um dos mais importantes equipamentos educacionais que Alagoinhas já teve”, disse emocionado o prefeito Paulo Cezar. Acrescentando que essa conquista faz parte de um trabalho conjunto com o deputado federal Luiz Argolo e toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC).

A previsão é que as obras da primeira etapa estejam concluídas até março de 2014. Quando o instituto estiver com a estrutura completa contará com 60 professores, 45 agentes administrativos que irão ofertar 1.200 vagas para jovens e adolescentes com cursos técnicos integrados (para quem ainda não concluiu o Ensino Médio), técnicos subsequentes, de forma presencial ou EAD (Ensino a Distância) e graduação: tecnológica, bacharelados, licenciaturas e especialização lato sensu (pós- graduação).

Para a definição dos cursos ofertados em Alagoinhas será realizada uma audiência pública, ainda sem data marcada, onde as potencialidades e necessidades do município vão ser apresentadas. O professor e reitor do IF Baiano Sebastião Edson Moura parabenizou o empenho do prefeito Paulo Cezar na busca pela especialização e melhoria da qualidade de ensino na região. “Nada mais importante do que trazer educação para uma cidade. Tenho certeza que o IF Baiano vem somar com o desenvolvimento ao qual Alagoinhas vem passando”, ressaltou o reitor.

Já o secretário municipal de Educação Caio Castro exaltou a participação ativa da SEDUC na busca pelo instituto, na elaboração do projeto e no acompanhamento que será realizado quando a unidade estiver em funcionamento. “Queria agradecer ao prefeito pelo empenho e dedicação que resultou na escolha de Alagoinhas para ser construído um campi. Tenho certeza que esse será um importante instrumento de educação em Alagoinhas. Vamos acompanhar dia a dia todas as atividades desta instituição educacional”, completou Caio.

Na solenidade, foi depositada dentro da pedra fundamental uma urna contendo a “ata” do evento e uma carta escrita por um aluno da rede municipal tecendo comentários da expectativa sobre o futuro. A urna será aberta daqui a 30 anos. Participaram também da solenidade estudantes das redes municipal e estadual, o vice-prefeito, Geraldo Almeida, secretários municipais, servidores, representantes do IF Baiano, empresários e sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário