sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Escândalos relacionados com Lula da Silva multiplicam-se

Escândalos relacionados com Lula da Silva multiplicam-se

Brasil: Corrupção no gabinete da presidência em São Paulo
 
Banco forçado a ajudar

A ex-chefe de gabinete da presidência em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha, usou o cargo e a suposta relação íntima com o ex-presidente Lula da Silva para forçar o Banco do Brasil a ajudar o marido, João Vasconcelos. A denúncia consta da investigação que levou há dias ao indiciamento de Rosemary e de mais 18 acusados de venderem pareceres oficiais favorecendo empresários.

Segundo a investigação, Rosemary, que testemunhas garantem que se assumia como "namorada" de Lula para reforçar o seu poder, pressionou e conseguiu que aquele banco público contratasse sem concurso a empresa do marido, a New Talent, por 414 mil euros para uma obra para a qual a referida empresa não estava qualificada. Além da violação da regra de empresas públicas só contratarem serviços por concurso, a "escolha" da New Talent teve outra irregularidade, pois o contrato, firmado em 2010, foi legitimado por um parecer técnico forjado por um aliado de Rosemary, Paulo Vieira, presumível chefe da rede de corrupção.

Nomeado graças a Rosemary para diretor da Agência Nacional de Águas, de onde foi demitido devido ao escândalo, Vieira pagava a nomeação a peso de ouro. Terá sido ele a pagar o carro de Rosemary e ainda viagens e outros luxos para ela e para a filha, Mirele. Terá comprado a mobília do apartamento desta e terá sido ele a colocá-la noutra agência reguladora.

CORRUPTO QUERIA SER DEPUTADO

O ex-director da Agência Nacional de Águas, Paulo Vieira, presumível chefe da rede de corrupção do gabinete da presidência em São Paulo, não estava satisfeito com a fortuna e o poder que detinha até ser preso, há dez dias. A investigação apurou que queria candidatar-se a deputado pelo Partido dos Trabalhadores (PT)  em 2014, para expandir os negócios ilegais da trama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário