sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Alagoinhas abre ano letivo com ênfase na interação escola/família/comunidade


A interação da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) com as famílias e a comunidade os quais estão inseridos os alunos da rede municipal é o principal enfoque... do ano letivo de 2013, em Alagoinhas, que teve a solenidade de abertura na manhã dessa sexta-feira, 15, em um dos auditórios do Hotel Áster. Educação e valores: parceria entre escola, família e comunidade foi também o tema da Semana Pedagógica, encerrada nessa sexta-feira, e que será aplicado durante todo o ano.

No pronunciamento a um auditório lotado, o prefeito Paulo Cezar reafirmou o compromisso de “investir em uma educação digna e eficaz, fortificando a base para o sucesso do nosso desenvolvimento”.

Acrescentou que durante a atual gestão foram mais de 50 escolas e creches, entre reformadas e construídas e mais de 50% das unidades da rede municipal informatizadas. Citou também a significativa melhoria no transporte escolar, com aquisição de uma frota nova composta por sete veículos 0 km e com mais 11 unidades já garantidas, como também avanço na merenda escolar através da parceria com os agricultores familiares da região e um acompanhamento criterioso de nutricionistas.

O gestor municipal também fez questão de citar a vinda de uma unidade do IF Baiano – escola técnica federal – para Alagoinhas, o incremento dos cursos profissionalizantes do Centro de Educação Profissional de Alagoinhas (CEPA) e o empenho a qual se dedica para trazer uma unidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para o município. Elogiou o compromisso de todo o corpo docente e reafirmou que a administração municipal fez a sua parte ao incrementar o plano de cargos e salários na esfera educacional.

Já o secretário de Educação Caio Castro afirmou que o município “tem o desafio de melhorar ainda mais a educação em nossa região”. Enfatizou o compromisso com a comunidade e a família: “Nesta gestão, trazemos a sociedade para participar na construção de um projeto coletivo de educação. Avançaremos, ainda mais, no fortalecimento desse diálogo, trazendo temas como a utilização das ferramentas de tecnologia nas escolas, as escolas em tempo integral, as expectativas de aprendizagem e a integração com as famílias – temas que estarão sempre presentes em nossos debates”.

Exortou a parceria estabelecida com a Editora Positivo, através do Sistema Aprende Brasil, que atenderá, além da Educação Infantil, da 4ª Série ao Ensino Fundamental 2. Revelou que a SEDUC alicerçará as Diretrizes Curriculares da Educação Municipal de Alagoinhas, que nortearão as intervenções necessárias em cada escola, estabelecendo as prioridades na educação, a partir da comunidade e do município.

Também estiveram presentes à abertura do ano letivo o chefe de Gabinete Sidney Costa, os secretários Sônia Fontes (Infraestrutura), Gustavo Carmo (Relações Institucionais), João Rabelo (Governo), o vice-prefeito Geraldo Almeida e os vereadores Roberto Torres, Memo, representantes das forças empresariais, professores servidores municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário