quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Lula quer voltar ao Poder, mas Dilma não quer sair


Poste plantado por Lula criou raízes e agora faz sombra a ele.
Lula quer voltar ao Poder, mas Dilma não quer sair.

Carlos Newton
Em 2009, quando Lula decidiu lançar Dilma Rousseff à sua sucessão, tratava-se de uma grande jogada para que ele pudesse voltar ao poder em 2014. Era difícil a vitória dela contra José Serra e Marina Silva, mas o cacife de Lula era tamanho que ele se garantia e, por isso, insistiu em eleger o poste.

Além do mais, o então presidente nada tinha a perder, em seus planos políticos. Se Dilma fracassasse, Lula tinha total convicção de que estaria gloriosamente de volta ao Poder em 2014. Se Dilma ganhasse, como terminou acontecendo, nenhum problema, porque a criatura não iria se virar contra o criador e abriria mão da candidatura à reeleição para garantir a vaga dele, Lula, o primeiro e único.

E nem era preciso haver um contrato formal (como o firmado entre Roberto Saturnino e Carlos Lupi na eleição de 1998, que acabou descumprido por influência do então líder no Senado, Aluizio Mercadante). Entre Lula e Dilma era um acordo tácito, óbvio e implícito, porque o criador do PT eleitoralmente estava com tudo, Dilma não era nada.

Um plano perfeito que daria certo para Lula em qualquer das duas eventualidades. Mas começaram a surgir os problemas. Primeiro, o câncer na garganta, depois os escândalos em série nos ministérios, o julgamento do mensalão, e agora o caso Rose, o processo do empréstimo consignado e também a nova denúncia de Marcos Valério, desta vez envolvendo diretamente Lula... Continuar lendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário