segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O PAÍS DAS MARIONETES


Por José Antônio Batista Sacramento

Em toda a história da humanidade, povos inteiros foram manipulados. Há um ditado que traduz essa assertiva: "Em terra de cego, quem tem um olho é rei". Entretanto, nunca foram tão bem manipulados quanto na Era do PT, a ponto de Obama dizer que Lula "é o cara" e copiar suas estratégias de compra de conciências lá também.

Um povo vira marionete quando perde o senso crítico e passa a aceitar o senso comum.

Hoje, com o advento das redes sociais, grande parte da população tem um canal para emitir sua opinião e é nas redes que podemos perceber claramente o senso comum. Fica fácil perceber também que poucos usam o censo crítico. Vou me ater ao senso comum de que todo político e todos os partidos são corruptos e ladrões. Vou usar o senso crítico para analisar as causas e consequências dessa ação.

Este senso comum foi plantado no imaginário popular pelo PT, desde a sua fundação, em 1980, quando iniciaram o seu discurso pela ética na política. Eles criticaram duramente o governo Sarney e bradaram o famoso “fora Sarney”. Criticaram duramente o Collor, bradaram o famoso “fora Collor” e o Color caiu. No governo Itamar Franco fecharam questão contra o Plano Real. Nos 8 anos seguintes gritaram o famoso fora FHC, sob a alegação de que as privatizações prejudicavam ao País e que só os bancos ganhavam nesse País.

Chegaram ao governo em 2003 cercados de todo apoio do povo que esperava um governo ético, do jeito que eles pregaram até então. Aconteceu exatamente ao contrário. Os escândalos de corrupção se sucederam numa velocidade e intensidade espantosos. Nunca os bancos ganharam tanto e o governo privatizou o que pode.

Diante desse quadro, o natural seria o imaginário popular formar o senso comum de que o PT implantou o maior esquema de corrupção jamais visto antes na história desse País. Para a maioria da população não aconteceu assim. Como p partido que levantava a bandeira da ética foi o que mais feriu a ética, a conclusão então foi que tudo está perdido e que todo político e todos os partidos são desonestos. E, já que todos são desonestos vamos deixar o que está, pois, aparentemente, pelo menos, melhorou o desempenho da economia.

Agora, vamos mais uma vez usar o senso crítico para analisar as consequências desse senso comum. A mais óbvia é que, se todos são desonestos, não há saída para o País e o papel dos governos é roubar e o da população criticar o roubo. Tiro no pé esse raciocínio e não tem fundamento algum, senão as mentiras e falsos pressupostos colocados na cabeça da população pelo PT antes de ser governo com o objetivo de chegar ao poder e as mentiras e falsos pressupostos colocados na cabeça da população para se manterem no poder.

Na verdade, sabemos que corrupção sempre existiu e ainda existirá por muito tempo, aqui e em todos os países do mundo. Entretanto, o que precisa ser entendido é que antes, a corrupção era exceção e com o PT virou regra e esse senso comum de que todos são corruptos só tem um objetivo, justificar mais corrupção. Agora, o PT não faz mais cerimônia nem de aplaudir seus corruptos condenados como heróis do partido. O roubo está muito bem protegido pelo senso comum formado a partir da mentira, que repetida mil vezes tranformou-se em verdade.

Quando entramos em perfis do Facebock, de pessoas que tiveram a oportunidade de concluir um curso superior e constatamos a total falta de senso crítico, percebemos que criamos uma Nação de marionetes, facilmente manipuláveis e que não sabem estabelecer a diferença entre a mentira e a verdade. Não estou falando apenas dos que apóiam o PT, mas também das pessoas que fazem uma pseuda oposição, já que quase todos aderiram ao senso comum que mantém o PT no poder... (Leia na íntegra - AQUI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário