sábado, 1 de dezembro de 2012

E-mails mostram que Lula atendia aos pedidos de Rose para nomear amigos

E-mails apreendidos pela Polícia Federal na Operação Porto Seguro mostram como Rosemary Noronha usou a proximidade com o ex-presidente Lula para nomear os irmãos Paulo e Rubens Vieira para agências reguladoras e conseguir um cargo para a filha Mirelle. As articulações entre o trio para obter os cargos começam em janeiro de 2009, com mensagens sobre a nomeação de Rubens na Anac.

Em outro e-mail, Paulo diz a Rubens que Rose "acha" interessante que ele participe de um evento com o "PR", como é tratado Lula, que aconteceria na semana seguinte. Para aproximar Rubens de Lula, Rose pede a ele que confirme a presença no evento em São Paulo para assim conseguir incluí-lo na lista da "sala VIP".

Rubens e Rose continuam citando Lula em maio, quando ela diz ao amigo que "PR não pode impor" seu nome ao então ministro Nelson Jobim (Defesa) porque os cargos na Anac estavam reservados para outras pessoas. As conversas para que Paulo chegue à diretor da ANA (Agência Nacional de Águas) se iniciam pouco depois, em março de 2009, quando ele mesmo encaminha seu currículo para Rose. Como Rubens já estava na Anac, poderia contratar a filha dela, o que ocorreu. Usando seu e-mail, Rose diz: "Peço a gentileza de só nomeá-la [Mirelle] depois que eu confirmar com o PR."

O advogado de Rose, ao comentar reportagem de mesmo teor ontem no "Jornal Nacional", disse que foi ignorada "completamente a relação entre o ato e o fato, e o poder de uma pessoa que só tem seu pedido atendido um ano e meio depois". As informações são da Folha de SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário