sexta-feira, 3 de maio de 2013

Alagoinhas: Ferroviário tem destaque em dia festivo na Câmara de Vereadores


 
O presidente da Câmara de Vereadores de Alagoinhas Jorge Mendes transformou a sessão ordinária em solene na terça-feira, 30, para comemorar o Dia do Ferroviário, ocorrido na data. A professora Iraci Gama, presidente da fundação que leva o seu nome - FIGAM -, foi a responsável pela condução dos trabalhos que deram enfoque à empresa férrea Companhia Bahia and San Francisco Railway, que alcançou Alagoinhas, em 1863, dando um impulso para o desenvolvimento da região.

O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal de Alagoinhas, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), da FIGAM e da Câmara. A mesa para cerimônia foi composta por Araci Gama, Antonio Eduardo (diretor de Comunicação do Sidferro), historiadora Etelvina Rebouças, Denise Ribeiro e Ilce Dantas, professoras da UFBA.

Iraci Gama agradeceu aos vereadores por ter cedido o espaço e o horário para as comemorações ao Dia do Ferroviário, destacando o valor da ferrovia para a cidade, “que fazia a ligação, já no Século XIX, com duas capitais - Salvador e Aracaju”. Destacou também a importância de novos projetos para soerguer o uso da via férrea em todo o país, com destaque para o prevê a volta do trem de passageiros na Bahia.

Etelvina Rebouças fez um histórico da companhia férrea iniciada em Salvador e que alcançou Alagoinhas em 1863, em um projeto previsto para alcançar Juazeiro. Isso somente veio acontecer em 1896, perfazendo 575 km. De acordo com a historiadora, a linha férrea trouxe para região o mercado de trabalho, a classe de ferroviários, relações de trabalho, rotas intermunicipais e interestaduais, o trabalho informal e a manutenção das vias, através de trabalhos terceirizados.

A homenagem aos ferroviários ainda contou com exposição de quadros de Almiro Borges, de maquetes de Vivaldo Araújo e fotos de Totinha.

Um comentário: