terça-feira, 14 de maio de 2013

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos


Começou neste domingo (12) em todo o Brasil a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) que será realizada até o dia 19 de maio. Com o tema ‘O que Deus exige de nós?’, a proposta é discutir o valor da unidade na diversidade e meditar sobre o que Deus exige da comunidade cristã, no âmbito religioso e também sobre os direitos humanos e assuntos relacionados.

O cartaz da SOUC 2013 apresenta os dalits na Índia, pessoas que vivem à margem da sociedade e sofrem discriminação em seu país. Em entrevista ao portal A12.com a Secretária Geral do CONIC, Pastora Romi Márcia Bencke falou sobre a preparação, objetivos e tema da semana.

A pastora destacou que a data tem sido celebrada há 30 anos no Brasil e que isso representa um testemunho concreto na busca da unidade entre todos os cristãos e manifestou o desejo para a edição de 2013. “Desejamos que ao longo desta Semana, as diferentes comunidades cristãs se reúnam e celebrem juntas. Que possam vivenciar esta experiência, aparentemente tão simples, mas tão profética. Sabemos que em alguns lugares podem existir diferenças e resistências para o encontro entre pessoas de diferentes denominações. Ore pela unidade dos (as) cristãos (ãs) em sua comunidade. Desejamos que a chama de Pentecostes flameje em favor da unidade cristã”.

Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, Bispo de Campos (RJ) recordou que o ecumenismo busca o diálogo e a união. “O verdadeiro ecumenismo anuncia um Deus que não se impõe, mas que dialoga e une as pessoas a partir da liberdade do ato de fé. A oração sacerdotal de Cristo que clama para que todos sejam um, deve despertar em todo cristão a vontade e empenho de colocar-se a serviço da aproximação, reconciliação e entendimento cordial entre os batizados em nome do Deus Uno e Trino. Nenhum cristão pode descansar tranquilo, deixando de se escandalizar ou indignar pela divisão sectária do cristianismo, pelo proselitismo desrespeitoso, pelos ataques raivosos entre os cristãos. Desde a Conferência de Edimburgo aos dias de hoje, o que constitui um anti-sinal e um obstáculo terrível para a missão de anunciar a Cristo é o desafeto e a divisão entre os seus seguidores”, destacou.

Mais informações no site www.conic.org.br ou ainda pelo email: conic@conic.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário