segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Vitória de Paulo Cezar repercute na imprensa e nas redes sociais


Vanderley Soares
A imprensa local, estadual e as redes sociais repercutiram bastante a vitória do prefeito Paulo Cezar Simões (PDT)  (foto), que derrotou o seu principal oponente, o candidato do PT Joseildo Ramos.

Ele obteve 46.260 votos (61,09%) e bateu o deputado estadual petista Joseildo Ramos, que recebeu 23.947 votos (31,62%). Em terceiro lugar ficou Gilvan Artes, do PSC, que obteve 5.519 votos (7,29%). Foram registrados 2.508 votos em branco (3%), 5.268 votos nulos (6,31%) e uma abstenção de 18,95%. Os programas matinais de hoje (8), repercutiram os resultados, previstos numa pesquisa contratada pela Rádio Nova AM, assegurando mais quatro anos ao prefeito Paulo Cezar.

Nas redes sociais, principalmente no Facebook, o assunto também foi bastante comentado. Audato Ramalho, químico e professor de matemática, disse que a grande novidade dessa eleição foi o entrosamento da Urna Eletrônica com as redes sociais, mais especificamente o Facebook , cuja utilização tornou online a divulgação dos resultados, bem como dos fatos ligados ao pleito. Apesar do recurso, notamos que em nossa cidade, esse tipo de informação ainda fica retido em certa camada social. Na ausência da TV, o rádio ainda exerce um papel fundamental na disseminação da notícia. O internauta Clau Silva, disse que temos que respeitar a vontade do povo. “Estamos em uma democracia aonde o PT e os partidos de esquerda sempre lutaram para isso acontecer. Acho que o PT de Alagoinhas está de parabéns e fez tudo que estava ao seu alcance para tentar mudar a quadro atual da cidade. Só que é muito difícil lutar contra a máquina pública, é uma briga desleal”, disse ele..

O vice prefeito eleito, Geraldo Almeida, postou uma nota de agradecimento. “Agradeço a todos os amigos e à população, que de forma declarada ou no seu íntimo torceram por minha vitória neste novo desafio que é a militância política. A nossa vitória com uma maioria esmagadora de votos é fruto do excepcional trabalho desenvolvido pelo atual prefeito Paulo Cezar Simões, um homem que tem uma linda história de superação de sérios obstáculos em sua vida. Nascido pobre, tendo exercido modestas profissões (contínuo de banco, motorista de político, etc), elegeu-se duas vezes vereador, duas vezes deputado e pela segunda vez chega ao comando da prefeitura de Alagoinhas, que é nada mais nada menos que o oitavo município do estado e o quinto com maior índice de crescimento".

O médico Virgínio disse que o sabor da vitoria é sempre especial, a alegria toma conta do nosso ser e então é só vibração. "Contudo é bom sempre reconhecer nos adversários, suas qualidades e sua bravura. Desqualificar, humilhar nossos oponentes é tarefa mesquinha, o dor da derrota já é muita, sabemos disso, pois nem sempre vencemos e algumas vezes sairmos derrotados. Reconhecer os valores e dignidade dos que nos opõe só nos torna mais honrados pelos méritos alcançados. Devemos lembra ainda que nossos adversários, não são nossos inimigos, simplesmente a vida nos colocou em lado distintos na luta pelo um mesmo objetivo e isto não que dizer que não existe valor e qualidade do outro lado. Portanto, saibamos ser vencedores, sem desmerece nossos opositores”, concluiu ele.

O jornalista Paulo Dias disse que as eleições em Alagoinhas foram decepcionantes em termos de debate de propostas para a cidade. Cada candidato passou rapidamente pelas ruas dos bairros fez seus dicursos, sem muitas oportunidades de interlocução com a população. O voto para os vereadores continua sendo dado por amizade e por outros critérios alheios ao fazer político. A vitória acachapante de Paulo Cezar é resultado das inimizades provocadas por Joseildo com seus aliados mais próximos e leais e devido aos seus desastrosos votos como deputado. “Ninguém ainda percebeu, mas o resultado da eleição reconduz Elionaldo Faro para uma liderança que ele exerceu no tempo em que o PT era um partido com princípios, programas e ética. Isso pode representar uma mudança positiva no interior da agremiação”, desabafou Paulo Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário